segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Repensando os Distúrbios de Aprendizagem a Partir da Psicologia Historico-Cultural



Resumo:

O presente artigo destaca os processos de aprendizagem, ensino e desenvolvimento em contextos educativos, compreendidos como práticas sociais e de constituição do psiquismo, entendido como processo de síntese dialética entre vários planos de desenvolvimento humano. Aborda o desenvolvimento diferenciado, ou seja, marcado por alguma forma de comprometimento mental, sensorial ou físico, como processo de síntese entre aspectos biológicos, psíquicos e sociais. Explora os conceitos de mediação, interação, processos sociais e culturais de significação, instrumentos técnicos e simbólicos articulando-os às idéias de conversão das relações sociais em funções psíquicas e de emergência de processos compensatórios (adaptação/transformação psíquica e física frente às adversidades relacionadas às divergências de cada um), buscando de maneira compensatória o equilíbrio entre talento biológico e cultural.A psicologia histórico-cultural interfere de forma ativa no que se refere ao caráter de desenvolvimento da aprendizagem; considerando o meio para a obtenção ideal do resultado, levando em consideração o histórico social, familiar, biológicos e culturais que permeiam os distúrbios da aprendizagem assim como a facilidade em seu desenvolvimento, buscando nas problemáticas do ensino a visão sobre cada um, identificando nas diferenças um território de diversidades que completam entre si as necessidades da historia da educação no país que atualmente se embasa também nos talentos culturais e não somente nos talentos biológicos.

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